19.6.07

Al Gore diz que empresas dos EUA acordaram para o efeito de estufa

Empresas dos Estados Unidos acordaram para a crise climática, mas a administração do presidente George W. Bush está a falhar em agir rápido o suficiente, de acordo com o ex-vice-presidente americano Al Gore.
Numa nova edição de seu livro "Earth in the balance", Gore afirma que Wall Street e prefeitos de cidades por todo o país começaram a agir e, apesar de o tempo estar a esgotar-se, a batalha não está perdida.
"Wall Street sabe que temos um problema, e acredito que com os sinais e investimentos certos podemos criar os tipos de parcerias público-privadas que vão desencadear o poder dos mercados para resolver a crise climática", escreveu Gore.
Cientistas prevêem que as temperaturas médias globais vão aumentar entre 1,8º C e 4º C neste século devido à queima de combustíveis fósseis para energia e transporte, causando fome e tempestades e colocando em risco milhões de vidas.
No novo prefácio, Gore, que diz que a humanidade está em rota de colisão com a natureza, acusa a administração Bush de ser a ferramenta das potências petrolíferas para enfraquecer os alertas de cientistas.
O ex-candidato à Presidência afirmou que a ciência da mudança climática não está mais em disputa, e que o que falta é a vontade política de traduzir isso em acção efectiva.
"A menos que tomemos atitudes com coragem e rapidamente... estamos em grave perigo de cruzar o ponto em que não há mais retorno dentro dos próximos 10 anos", escreveu ele.
O prefácio foi escrito antes de Bush dizer, no mês passado, que convocaria uma reunião neste ano entre os maiores poluidores mundiais para discutir cortes a longo prazo das emissões de carbono - um evento que ambientalistas criticam como sendo uma forma de minar o Protocolo de Kyoto.
notícia publicada em 19/06/2007,
in Portal Ambiental

Biodiversidade do planeta caiu 30% nos últimos 30 anos, diz ambientalista

Desde 1961 até agora, o ser humano triplicou o uso dos recursos naturais da Terra provocando queda de 30% da biodiversidade mundial. Hoje, só há dois cenários possíveis: a sustentabilidade ou o colapso dos ecossistemas e, consequentemente, da humanidade. Por isso, o único meio de recuperar a capacidade do planeta é proteger e conservar os ecossistemas.
O diagnóstico do director do Instituto de Ecologia Política do Chile, Bernardo Reyes, foi apresentado nesta segunda-feira (19) no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Até quinta-feira (21), o encontro contou com cerca de 1,7 mil pessoas de 20 nacionalidades em Foz do Iguaçu.
Para Jeff Price, do departamento de Ciências Geológicas e Ambientais da Universidade Estadual da Califórnia a questão que se coloca actualmente não é se a biodiversidade será afectada pelas mudanças climáticas, mas o quanto ela será afectada.
Embora reconheça o esforço de alguns países, questiona o que os gestores de unidades de conservação podem fazer para proteger suas áreas. De acordo com o ambientalista, falta informação básica, observação e monitorização de sistemas, infra-estrutura política, institucional e tecnológica, verba e priorização de áreas vulneráveis.
"Evitar a florestação, reflorestar áreas com espécies nativas, monitorizar as mudanças climáticas e como os ecossistemas lhes reagem são factores importantes para ajustar as estratégias de conservação”.
adaptado de
Ambiente Brasil,
19/06/1007

SOS Terra... um programa para ver e reflectir...

O programa SOS Terra é um programa que passa na RTP1, todos os dias antes do telejornal, apresentado por Sílvia Alberto e que está a fazer a contagem decrescente para um grande evento, o "Live Earth". O festival "Live Earth", que será realizado em prol do meio ambiente, vai acontecer no dia 7 de Julho com mais de 150 eventos em 24 horas em sete cidades do mundo.
Deste modo, é proporcionado a todos a possibilidade de ficar a saber mais sobre o ambiente e e como contribuir para a sua melhoria. Parabéns á RTP pelo óptimo trabalho que tem desenvolvido em prol do ambiente com programas, não só o SOS Terra, mas também com programas que passam em outros canais do Universo RTP.
adaptado de "Diário do Ambiente"

5.6.07

Dia do Ambiente

Hoje, dia 5 de Junho, dia do Ambiente, fala-se no aquecimento global.Assunto este, que ao longo das ultimas semanas temos falado. Deixamo-vos com um video que chocou, quer pela simplicidade das palavras quer pela frontalidade com que foram proferidas. E de novo relembramos que é de todos nós que depende o planeta, das nossas acções e atitudes. Aquilo que fazemos hoje reflectir-se-á amanhã.