28.5.07

Agricultura Biológica

A agricultura biológica é um indicador de uma sociedade ambientalmente responsável, pois, além de preservar o solo, contribui para a diminuição da poluição ambiental e da degradação dos ecossistemas. Embora seja mais cara, a agricultura biológica tem grandes vantagens: - reduz o uso de adubos e pesticidas e, desta maneira, evita a contaminação dos solos e a eutrofização; - mobiliza menos o solo devido à lavra segundo as curvas de nível já que o solo não é arrastado quando chove - novas técnicas agrícolas que não prejudiquem o ambiente - práticas de conservação do solo que mantenham os nutrientes e controlem a erosão - melhora a fertilidade dos solos - aumenta o húmus do solos - corrige carÊncias minerais - semeia leguminosas que funcionam como fertilizamntes naturais Desta maneira, e como não se usa pesticidas sintéticos, esta agricultura não contribui para a poluição aquática nem dos alimentos, sendo mais saudável e protectora do ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cada vez mais, hoje em dia-a-dia, há mais consumidores de agricultura biológica, eu sei-o porque trabalho numa pequena lojinha de produtos biológicos! O que tal como dizes, é um indicador de uma sociedade cada vez mais preocupada e responsável!

Só queria acrescentar mais uma coisa, o custo destes produtos está,ao longo do tempo, a equiparar-se ao dos produtos convencionais, o que é muito bom, pois para além de atrair cada vez mais consumidores deste genero de produtos, traduz precisamente esse aumento, já que o facto dos preços baixarem está directamente relacionado com o crescente aumento de pessoas a consumi-los!

Gostei bastante do blog também! Muitos parabens e continuação de um excelente trabalho!

fica bem! ***