27.9.06

Ecossistemas( reflexão)

" A preservaçaõ do Património biológico é realmente muito recente. Mas veja-se: em relação à preservação do património cultural, caberia na cabeça de alguém cortar os Jerónimos a meio para fazer uma rua ligando as duas avenidas que o contornam? Mas já cabe na cabeça de muita gente que uma auto-estrada possa atravessar uma reserva. E isto porquê? Porque ainda não temos suficiente educação ambiental para percebermos que somos brutalmente dependentes do património biológico. ninguém duvide: sem os outros animais e sem as plantas não vamos lá."
J. Paiva

" Numa democracia não basta haver algumas pessoas especializadas que saibam o que está a acontecer em redor; importa que haja uma cidadania alerta que possa exigir que o conhecimento, a pesquisa e a acção se conjuguem e integrem correctamente."

E. Odum

" As funções da árvore(...)considerando tanto os espaços rurais e naturais comos espaços urbanos e industriais(...) são as de garantir a presença de vida silvestre(...)manter o equilibrio dos ecossistemas(...)contrabalançar com a sua presença o artificialismo do meio urbano que tanto afecta a saúde psicomática das populações.

Gonçalo Ribeiro Teles " Se a ecologia, no sentido estrito, é a biologia dos ecossitemas, as observações e as experiências têm de ser intrepertadas procurando regularidades ao nível dos sistemas, que em muitos casos não são somente próprias dos ecossistemas mas sim dos sistemas em sentido lato."

R. Margalef

Sem comentários: