A floresta tropical
Eis um exemplo alarmante de um recurso renovável que está a ser tratado como um recurso não renovável. A floresta tropical é um exemplo de um recurso renovável que produz um grande número de coisas úteis e é um factor importante na manutenção do equilíbrio ecológico. Se não destruirmos a floresta tropical, ela permanecerá um recurso renovável muito importante e produtivo. Mas, quando destruirmos a floresta pela sua madeira, visando unicamente lucros a curto prazo, este recurso renovável proveitoso transforma-se num recurso não renovável. Quando a floresta desaparece, desaparece para sempre, e uma floresta inexistente, como é óbvio, não produz nada!
O que está a acontecer nas florestas tropicais tem efeitos desastrosos sobre o ambiente global e local na medida que:
- são uma das fontes importantes de oxigénio.
- é onde existe maior diversidade genética. Isto significa que nenhum outro ecossistema possui tantas espécies diferentes de plantas e animais. É aqui que existem mais possibilidades de se encontrar, por exemplo, plantas a partir das quais poderemos fazer medicamentos, no futuro.
- têm um efeito moderador sobre o clima e evitam, desta forma, situações extremas como as secas e chuvas torrenciais.
- fornecem-nos, continuamente, produtos florestais - se forem tratadas da forma sustentada.
- protegem o solo da erosão.
- agem como uma esponja gigantesca e fornecem um fluxo de água contínuo e constante. Quando a floresta tropical é destruída, ocorrem cheias celamitosas.
Ajuda a salvar o mundo!!
2 comentários:
muito bom esse texto ai onde explica mas acho q deveria melhorar um poco mais falando nao oq ira acontecer se algo fizermos mas sim falando mais sobre a floresta tropical
gostei também de lêr, esta muito bem explicado, pois falta informação sobre o que é a floresta e o que tem lá a viver
Enviar um comentário