22.10.06

Ser humano = a alma + meio ambiente

Para seres tu próprio não necessitas de estragar e destruir o meio ambiente... procura fazer o que tu gosta de uma forma ecológica. Vê alguns truques neste blog!!!!!!

21.10.06

Urbanização ecológica

Uma urbanização de qualidade onde a ecologia e a aproveitação de todas as energias renovaveis são uma característica... Paineis solares Árvores Relvado Entrada de luz natural

19.10.06

Política dos 3 R´s

A política dos 3 R'S consiste num conjunto de medidas de acção adoptadas em 1992, por ocasião de Conferência da Terra realizada no Rio de Janeiro bem como no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993. POLÍTICA DOS 3 R'S: *reduzir *reeutilizar *reciclar Reduzir Toda a empresa deve ser responsável por tomar medidas internas no sentido de reduzir a quantidade de resíduos e efluentes produzidos. Reutilizar Todos os resíduos produzidos que são enviados para empresas licenciadas para o seu devido tratamento, após serem tratados podem/devem ser de novo reutilizados pela empresa de origem - isto é a produtora do referido resíduo. Esta reutilização permite minimizar a poluição, uma vez que valoriza-se o reagente que ao ser reutilizado impede a compra de um outro. Reciclar O resíduo após tratado pode voltar à forma de origem e reutiliza-se. No entanto a empresa de tratamento pode recuperá-lo, convertendo-o noutra substância que possa ser utilizada como matéria-prima noutro processo.

12.10.06

Chuva Ácida

O fumo das chaminés e os gases de escape dos automóveis contêm, entre outras coisas, dióxido de enxofre e o óxido de azoto. Estes gases são produzidos na combustão de carvão, gasolina e petróleo. O dióxido de enxofre e o óxido de azoto são assimilados pela atmosfera e transportados pelo vento para sítios distantes. Estes gases sofrem reacções em cadeia com a água existente, no estado gasoso, na atmosfera, transformando-se em ácido sulfúrico e ácido nítrico. A chuva ácida corresponde à precipitação desses ácidos na superfície terrestre. Quando o solo é acidificado, são libertados metais que são perigosos para as plantas, para os animais e para as pessoas. o conteúdo metálico do lençol freático aumenta e quando as pessoas e os animais bebem água, os metais entram nos seus organismos. As florestas também morrem, o que causa um desiquilíbrio ecológico e sérias perdas económicas. Quando os lagos são acidificados, os peixes e outros organismos vivos morrem. Algumas vezes, os lagos ficam cristalinos, o que pode ser interpretado como um sinal de saúde, mas que, na realidade, é um sinal de morte.

9.10.06

Ameaça da camada de ozono

A camada de ozono da atmosfera protege-nos das radiações perigosas do Sol, como algumas radiações ultravioletas. Os cloro-fluor-carbonetos(CFC) que são libertados para a atmosfera degradam a camada de ozono. Desta forma, as radiações do Sol mais nocivas podem chegar até nós e aumentar o risco de contrairmos certas formas de cancro. Os CFC são utilizados no sistema de refrigeração dos frigoríficos e como agentes activadores das latas de spray. O que devemos ou nao fazer...Não compres latas de spray se não tiveres a certeza de que não contêm gases prejudiciais ao ambiente.

5.10.06

A poluição do ar

A poluição do ar provocada pelos automóveis é um grave problema ambiental. Só recentemente tomámos consciência do grande número de substâncias que o tubo de escape de um carro liberta.

A gasolina sem chumbo e os catalisadores reduzem a poluição provocada pelos automóveis. Um automóvel comum consome 1600 litros de gasolina por ano. Isto significa que liberta para o ar:

  • 560 Kg de monóxido de carbono
  • 80 Kg de hidrocarbonetos
  • 32 Kg de óxido de azoto
  • 0,48 Kg de chumbo
  • 0,96 de dióxido de enxofre

O que deves ou não fazer

lembra ás pessoas que:

DESLIGUEM O MOTOR

Os fumos libertados por um automóvel parado, com o motor ligado, são 3 a 5 vezes mais perigosos do que os fumos libertados em movimento.

Usem gasolina sem chumbo ou com menos octanas

100 litros de gasolina com 100 octanas libertam 70 gramas de chumbo.

100 litros de gasolina com 87 octanas libertam 35 gramas de chumbo.

Vai antes de bicicleta

Os automóveis são os que mais poluem o ar. Se andares de bicicleta em vez de ires de carro, estarás a preservar a Natureza e ao mesmo tempo a melhorar a tua forma física.

USEM OS TRANSPORTES PÚBLICOS!

Óleo de cozinha, Óleo que contamina

3.10.06

A floresta tropical

Eis um exemplo alarmante de um recurso renovável que está a ser tratado como um recurso não renovável. A floresta tropical é um exemplo de um recurso renovável que produz um grande número de coisas úteis e é um factor importante na manutenção do equilíbrio ecológico. Se não destruirmos a floresta tropical, ela permanecerá um recurso renovável muito importante e produtivo. Mas, quando destruirmos a floresta pela sua madeira, visando unicamente lucros a curto prazo, este recurso renovável proveitoso transforma-se num recurso não renovável. Quando a floresta desaparece, desaparece para sempre, e uma floresta inexistente, como é óbvio, não produz nada!

O que está a acontecer nas florestas tropicais tem efeitos desastrosos sobre o ambiente global e local na medida que:

  • são uma das fontes importantes de oxigénio.
  • é onde existe maior diversidade genética. Isto significa que nenhum outro ecossistema possui tantas espécies diferentes de plantas e animais. É aqui que existem mais possibilidades de se encontrar, por exemplo, plantas a partir das quais poderemos fazer medicamentos, no futuro.
  • têm um efeito moderador sobre o clima e evitam, desta forma, situações extremas como as secas e chuvas torrenciais.
  • fornecem-nos, continuamente, produtos florestais - se forem tratadas da forma sustentada.
  • protegem o solo da erosão.
  • agem como uma esponja gigantesca e fornecem um fluxo de água contínuo e constante. Quando a floresta tropical é destruída, ocorrem cheias celamitosas.

Ajuda a salvar o mundo!!